Maldonado faz história e vence GP da Espanha

Espanha -  Pastor Maldonado fez história neste domingo  no GP da Espanha. O piloto da Williams venceu a prova no Circuito da Catalunha e garantiu  a primeira vitória de um venezuelano na Fórmula 1. O venezuelano conseguiu resistir aos ataques de Fernando Alonso no fim e levou a Williams ao topo, o que marca a quinta equipe diferente a vencer em cinco etapas da temporada. Além disso, ainda levou a Williams à vitória, o que não acontecia desde 2004. O espanhol garantiu a segunda posição com a Ferrari.

Kimi Raikkonen, da Lotus, foi terceiro e completou o pódio. Romain Grosjean, companheiro de Raikkonen, foi o quarto. Kamui Kobayashi fez ótima prova com a Sauber e chegou em quinto, passando Nico Rosberg nas últimas voltas. O alemão da Mercedes terminou em sétimo, após também ser ultrapassado por Sebastian Vettel, da Red Bull. Após ser punido no classificatório e largar em último, Lewis Hamilton conseguiu chegar em oitavo, à frente de Jenson Button, seu companheiro de McLaren. Nico Hulkenberg, da Force India, completou a lista dos dez primeiros.

Felipe Massa largou em 16º, ganhou posições no início, mas foi prejudicado por uma punição e terminou em 15º fora da zona de pontuação. Bruno Senna protagonizou uma das cenas marcantes da corrida. O brasileiro da Williams foi acertado pelo carro de Michael Schumacher em uma tentativa de ultrapassagem, e os dois acabaram abandonando.

Alonso larga bem e assume a liderança

Logo na primeira curva, Maldonado já deixou de ser o líder da prova. O venezuelano perdeu a primeira posição para Alonso, que largou por dentro, deixando a Williams para trás. Ainda na parte da frente, outro que perdeu posições foi Romain Grosjean. O francês da Lotus não começou bem e caiu de terceiro para quinto, cedendo as posições para Raikkonen, seu companheiro, e Nico Rosberg.

Massa teve um bom início. Após largar na 16ª posição, o brasileiro ganhou cinco posições e se aproximou da frente da classificação. Senna perdeu posição para Hamilton, que largou em último por ter sido penalizado e teve um grande início, ganhando posições de forma rápida, tentando voltar à briga pelo topo.

Com os pneus desgastados na 14ª volta, Senna sofria para se manter na pista e levar seu carro até os boxes para a troca. O brasileiro chegou a tocar o carro de Grosjean na volta, e pouco depois, quando estava muito lento na pista, foi “atropelado” pelo carro de Schumacher e os dois foram parar na brita.

O alemão não conseguiu voltar e já saiu do carro imediatamente, enquanto o brasileiro da Williams ainda tentou voltar para a corrida, mas acabou abandonando antes de conseguir chegar ao pit. Nitidamente nervoso após o choque, o alemão chegou a chamar Senna de “idiota” no rádio da equipe.



A Williams conseguiu colocar Maldonado novamente na frente de Alonso na briga pela ponta após a segunda parada nos boxes. Na 27ª volta, o venezuelano conseguiu passar o espanhol, que voltava de sua parada para trocar pneus. Alonso chegou a se queixar de retardatários enquanto era líder, justamente por perder esse tempo que deixou o venezuelano na ponta.

No mesmo período da corrida, Massa e Vettel foram punidos. Os dois foram punidos por passarem da velocidade permitida enquanto a corrida estava com bandeira amarela e tiveram de passar pelos boxes durante a prova, perdendo posições importantes.

Maldonado aguenta pressão de Alonso e vence

Nas últimas voltas, a disputa ganhou emoção. Alonso pressionava Maldonado na liderança, mas perdia velocidade no último setor da pista. Com isso, o venezuelano conseguiu segurar a pressão e chegou ao topo. Raikkonen mostrou muita velocidade no fim e conseguiu se aproximar muito de Alonso, mas não teve tempo para brigar por posição com o espanhol no fim.

0 comentários em “Maldonado faz história e vence GP da Espanha”

Postar um comentário