A Copa do Nordeste voltará a ser disputada em 2013. A competição está no calendário oficial do futebol brasileiro e foi oficializada nesta quinta-feira (1°), em coletiva concedida pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.
A CBF confirmou que a Copa do Nordeste será disputada em datas pararlelas às dos estaduais. Serão 16 times, sendo três vagas para Bahia e Pernmabuco e duas para o restante dos estados. Apenas Maranhão e Piauí ficerão de fora.
As vagas serão garantidas por colocação nos campeonatos estaduais de 2012. Os times cearenses que disputaraão o torneio serão campeão e vice do Estadual do próximo ano. Por isso, Ceará e Fortaleza, participantes da última edição, não estão garantidos.
Segundo o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, na coletiva, a competição terá as primeiras 13 datas do ano, com início em janeiro e término em março.
Na 1ª fase, 16 equipes estarão divididas em quatro grupos, com quatro times cada. Os dois primeiros de cada chave passam às quartas-de-final. Os vencedores passam às semifinais e depois à final.
A Copa do Nordeste chegou a voltar em 2010 e usou a maioria das datas em aberto, por causa do período de recesso da Copa do Mundo da África do Sul. Ceará e Fortaleza representaram o Estado. O Ceará fez campanha mediana e o Fortaleza lutou contra o rebaixamento na competição.
A primeira edição do torneio foi disputada em 1994, seguindo até 2003.
Depois de ficar sete anos sem ser disputada, a competição retornou em 2010. Este ano, não foi realizada mais uma vez e, em 2012, a CBF também não irá inserir a torneio no calendário.
fonte g1